Artigos

 

30/04/2021

O inocente Henry, seus cruéis assassinos e nós! Oque diz a Norma Jurídica?

As inúmeras regras contidas no Código Penal que aumentam a pena daqueles que cometem crimes contra menores de idade, há a relevante Lei 8.069/90, denominada de Estatuto da Criança e do Adolescente, com mais de 267 artigos e milhares de normas, todas com a boa intenção de proteger nossos filhos e filhas. Mas a questão vai muito mais alem. Leia!

26/04/2021

Responsabilidade – implicações individuais, coletivas de caráter e dano a outrem

Falar de Responsabilidade envolve inúmeras reflexões. Porém, a base dela passa pela questão moral do caráter do indivíduo, do sujeito praticante de uma ação no convívio com o outro, e nas questões do convívio social, do dano – universo das normas da lei. No quadro Virtuosidades do Canal, e aqui o significado do conceito. Leia!

23/04/2021

“Inteligência Artificial Quando a perspicácia da máquina não é tão boa assim, de quem é a culpa?”

Qual o limite do avanço do uso das inteligência artificiais? IA representa o uso dos recursos matemáticos, estatísticos, de probabilidades com o suporte da computação, dos sistemas para dar à maquina capacidade, por sua lógica, de oferecer nortes, comandar "coisas", facilidades ao ser humano. Mas, quais os limites desse desenvolvimento? Leia!

04/12/2020

A hora e a vez da humanização nas empresas

Diante do avanço da pandemia no Brasil todas as empresas tiveram que se reinventar e alterar completamente suas rotinas. Agora, outra adaptação está em curso, com desafios que podem ser ainda maiores para as lideranças. Neste momento, as organizações optam pelo modelo híbrido de trabalho, após quase 9 meses em home office. Leia as dicas!

22/10/2020

Muito além de um dilema das redes, um dilema ético

Se você se interessou pelo titulo é porque já assistiu o documentário O Dilema das Redes. As preocupações têm sido os caminhos trilhados pela tecnologia e os limites éticos do uso indiscriminado. Veja tambem no canal NomsueLocus.

14/10/2020

Gatilhos emocionais: como evitá-los a partir de você e manter-se no controle

As situações que geram reações adversas vão acontecer sem que você tenha controle; mas, se quiser, você pode decidir como vai reagir ao que está acontecendo. O desafio é deixar de colocar a culpa no outro e assumir a responsabilidade. Veja as dicas de uma das maiores especialistas em autoconhecimento do país.

07/10/2020

Risco de reputação: e isso importa?

Se fizéssemos uma pesquisa aberta sobre o que poderia causar uma má imagem da reputação de uma empresa ou marca certamente boa parte das pessoas dariam respostas relacionadas à sua operação: qualidade dos produtos (falhas, defeitos, recall, etc.) ou estão da empresa (possivelmente relacionados às questões financeiras, fraudes ou corrupção).

01/10/2020

Capacitismo: o que aprendemos sobre o assunto durante o Setembro Verde?

O mês de setembro terminou, mas as reflexões trazidas pelo Setembro Verde (mês oficial de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência) permanecem.

26/08/2020

Diversidade sim, mas que ocorra em todo lugar, incluindo o futuro”.

O novo normal, tempos pós normais, o novo próximo dia. Certamente você já deve ter ouvido alguma destas expressões durante os últimos meses, não é? E a tecnologia aparece como um vasto campo de possibilidades!

11/08/2020

Quem tem razão no pós-corona? Será que é o “Family Office?”

Tenho observado dezenas de artigos, dicas, entrevistas de gurus dando seus conselhos de como o profissional deve comportar-se no novo ambiente do trabalho, em casa, pós pandemia e ai surgiu os questionamentos do “Family Office”.

29/07/2020

O vício do smarthphone e as virtudes questão de escolha

Um vicio é algo que potencialmente leva à dependência, seja física ou psicológica. E um defeito ou imperfeição grave de pessoa ou coisa; provoca o desequilíbrio e até a destruição, criam dependência. As virtudes, em paralelo, promovem evolução e bem estar. Mas, exigem treinamento constante, diário. 

09/11/2018

Comunicação – será que chegamos na plenitude?

Ao longo da evolução do homem o processo cultural que caminhou em paralelo à evolução genética tem sido a capacidade de simulação, única entre os seres vivos, presente no homem.

Acesse nossa rede

 

Pesquisa Nº 1

QUESTAO:

“Você já enfrentou situações nas quais você não foi respeitado? Se positiva. O desrespeito é mais usual em que ambiente de seus relacionamentos cotidianos?”.


Resultado:

SIM – 100%


ONDE?

60% - Sociedade em geral

100% - Ambiente de Trabalho

80% - Nos espaços públicos

50% - Pelo Estado

30% - Nas instituições de ensino


Quer conhecer mais detalhes da pesquisa? Acesse e baixe a 1ª edição da NomuseLocusMagazine.