O CHA das competências para a CRISE. Sabe quais os desafios?

10/09/2021 - AUTOR: Cristina Alves Lima e Ana Lúcia De Alcântara Oshiro

 

A palavra crise vem do grego, “krisis” e significa ruptura de uma situação em equilíbrio, ou seja, trata-se de uma mudança brusca ou uma alteração importante no cotidiano de uma pessoa ou organização que traz uma adversidade, tornando-se um acontecimento público.

Um escândalo pode prejudicar o que temos de mais valioso: a nossa reputação e assim, toda dedicação de se criar e manter um “bom nome”, uma boa imagem, durante toda uma vida, vai “por água abaixo”.  Grandes nomes ou marcas bem estabilizadas podem cair na descredibilidade, entrar em decadência e na ruína de uma hora para outra.

Mas, o que pode nos levar a uma situação de crise?

Visto que, naturalmente, todos possuímos uma certa probabilidade para o erro, também estamos todos sujeitos a uma situação de crise.

Erros, más decisões ou mesmo a atitude ou comportamento desconexos podem nos responsabilizar por situações tais como:

  • Acidentes;
  • Intoxicações;
  • Incêndios;
  • Transações, práticas legais ou antiéticas;
  • Má administração;
  • Preconceitos/racismo;
  • Falsas informações;
  • Informações sigilosas que vão à público;
  • Violência física, verbal ou moral;
  • Desacato à autoridades.

Há algumas áreas de atuação em que a probabilidade de crise é maior, por exemplo:

  • Transportes
  • Químicas
  • Alimentos
  • Medicina
  • Tecnologia
  • Figuras públicas, como políticos e artistas

Alguns casos históricos famosos de empresas que sofreram crises:

  • Schering: Pílulas Placebo (microvilar) – 8 mulheres grávidas = 3 milhões de reais
  • Exxon: Vazamento petróleo /Alasca
  • Chernobyl: Desastre nuclear
  • Perrier: contaminação benzeno
  • Petrobrás: rompimentos de dutos – Rio de Janeiro
  • Petrobrás: vazamento de óleo, contaminando manancial, PR
  • TAM – Queda de avião Fokker em São Paulo, 103 mortos.

Estaremos envolvidos em uma crise quando estes descuidos forem cometidos por nós, por pessoas ou instituições que nos representam ou que estão sob a nossa responsabilidade (mesmo que não sejamos de alguma forma diretamente culpados).

Quer ter dicas de como se comportar perante uma crise? Quais as competências exigidas nesse contexto? Leia o artigo completo na tacademia.com.br/Artigos ou no link T.Academia - Artigos (tacademia.com.br)

Até o próximo CHA

Acesse nossa rede

 

Pesquisa Nº 1

QUESTAO:

“Você já enfrentou situações nas quais você não foi respeitado? Se positiva. O desrespeito é mais usual em que ambiente de seus relacionamentos cotidianos?”.


Resultado:

SIM – 100%


ONDE?

60% - Sociedade em geral

100% - Ambiente de Trabalho

80% - Nos espaços públicos

50% - Pelo Estado

30% - Nas instituições de ensino


Quer conhecer mais detalhes da pesquisa? Acesse e baixe a 1ª edição da NomuseLocusMagazine.