O CHA da Motivação

11/10/2021 - AUTOR: Cristina Alves Lima

 

Como anda o seu “motivômetro”? E o da sua equipe? Já percebeu como a motivação ou a desmotivação pode ser contagiante? O que você deve fazer para manter-se motivado e motivar a sua equipe? Infelizmente, o “motivômetro”, aparelho para medir a motivação ainda não existe, mas neste artigo vou falar sobre o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) que irá ajudá-lo a administrar esta importante competência, essencial para bem-estar biológico, psicológico e social dos indivíduos e para o clima e resultados organizacionais.

Para isso, é primordial que entendamos o que significa “motivação”, segundo Robbins (2005, p.132), a motivação pode ser definida como “o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”, ou seja, como a própria palavra sugere: trata-se de um motivo que leva à uma ação, esta definição está de acordo com o que Hersey &e Blanchard (1986, p. 17-19) explicam, segundo os autores, o comportamento humano é impulsionado pelo desejo de alcançar algum objetivo ou seja, “vontade de fazer as coisas”. Mas esta “vontade” vai depender dos “motivos”, ou seja, “das molas” que impulsionam à ação: as necessidades e os desejos.

Portanto, podemos dizer que a motivação se inicia de forma intrínseca; é essa “carência” de algo que nos dá motivos para agirmos e que, sem isso, não haverá ânimo para alcançarmos um objetivo. Leia oa rtigo completo no site da t.academia.com.br, no link T.Academia - Artigos (tacademia.com.br)

Acesse nossa rede

 

Pesquisa Nº 1

QUESTAO:

“Você já enfrentou situações nas quais você não foi respeitado? Se positiva. O desrespeito é mais usual em que ambiente de seus relacionamentos cotidianos?”.


Resultado:

SIM – 100%


ONDE?

60% - Sociedade em geral

100% - Ambiente de Trabalho

80% - Nos espaços públicos

50% - Pelo Estado

30% - Nas instituições de ensino


Quer conhecer mais detalhes da pesquisa? Acesse e baixe a 1ª edição da NomuseLocusMagazine.