A importância do Respeito no mercado

01/12/2018 - AUTOR: Geraldo Soares

 

Geraldo Soares

Respeito é olhar o outro com suas diferenças individuais; com suas atitudes, opiniões e comportamentos próprios. Respeitar não significa concordar com o outro. Na verdade, implica em não discriminar nem ofender outra pessoa devido às suas escolhas. Evidentemente, as escolhas de uma pessoa devem respeitar o espaço da outra, visando o bom convívio social.

O respeito é um dos valores mais importantes da sociedade, sendo relevante na interação social. O respeito busca impedir que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação à outra. As religiões abordam o respeito ao próximo como uma condição fundamental para uma convivência saudável.

Gostaria de expandir esse assunto para o mundo do trabalho, das empresas atuais e do que está ocorrendo no “chão de fábrica”, nos ambientes de trabalho, sejam esses novos ou antigos, sejam “big data” ou Excel.

Independentemente do tamanho da empresa, respeitar um colaborador, par ou parceiro significa buscar incessantemente o seu desenvolvimento profissional. Se eu respeito um colaborador, devo contribuir para sua felicidade, através da plenitude de seu potencial funcional.

Desenvolver não significa promover ou aumentar a remuneração de um colaborador, mas sim aperfeiçoá-lo para que possa realizar suas atuais tarefas de forma perfeita, com qualidade superior, buscando sempre desenvolver plenamente o seu potencial.

Desenvolver significa transformar cada pessoa em um indivíduo que efetivamente tenha como valor a melhoria constante do seu trabalho. Aqui buscamos um indivíduo crítico que questiona o atual estado das coisas. Para o colaborador cíitico vir à tona é necessário respeitar as etapas em que ele se encontra apoiando o seu ciclo de desenvolvimento.

Superar as lacunas cognitivas através do aprendizado é extremamente importante para uma melhoria contínua. Desenvolver significa agregar valor para todos os envolvidos, sejam outros colaboradores ou os acionistas.Acesse e leia o artigo completo na edição tematica, Respeito, da edição numero 1 da NomuseLocusMagazine na home do portal.

Geraldo Soares é membro e Coordenador do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do IBRI. É coordenador da Comissão de Comunicação e de Mercado de Capitais – IBGC. Presidente do Conselho de Supervisão da Apimec e Superintendente e RI do Itaú Unibanco Holding.

Acesse nossa rede

 

Pesquisa Nº 1

QUESTAO:

“Você já enfrentou situações nas quais você não foi respeitado? Se positiva. O desrespeito é mais usual em que ambiente de seus relacionamentos cotidianos?”.


Resultado:

SIM – 100%


ONDE?

60% - Sociedade em geral

100% - Ambiente de Trabalho

80% - Nos espaços públicos

50% - Pelo Estado

30% - Nas instituições de ensino


Quer conhecer mais detalhes da pesquisa? Acesse e baixe a 1ª edição da NomuseLocusMagazine.