A tecnologia blockchain Confiabilidade e disrupção para vários setores da economia

23/06/2022 - AUTOR: Tatiana Anchieschi Gomes Mazzei

 

Ela traz mais consistência dos dados, das transações e, principalmente, maior transparência das transações er das informações. Como se conceitua pelos especialistas,pode ser significado como "[...] um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Leia o novo artigo da seção Insights Disruptivos.

Você talvez não saiba do que se trata, mas certamente já ouviu falar em blockchain, não é? Essa palavra em inglês, tem sido cada vez mais utilizada pelos amantes e visionários da área de tecnologia e chegou trazendo ainda mais confiança e disrupção para vários setores da economia. Mas como assim? Vamos entender isso um pouco melhor? O que é blockchain, afinal?

Trata-se de uma tecnologia revolucionária do mercado e que vem sendo utilizada em larga escala de diversas formas em diversas áreas. Mas o que ela faz exatamente? Como é utilizada?

A blockchain nada mais é do que um sistema composto de uma base de dados compartilhada e que se integra à uma plataforma de registros imutáveis onde podem ser inseridas informações sobre qualquer tipo de ação ou atividade. Também chamada de “tecnologia de registro distribuído”, todos os dados incluídos nela, com o passar do tempo, são inseridos como se fossem blocos de informações, onde cada fato, ação ou registro novo é adicionado sobre a última “anotação” existente - como se fosse uma continuação. Sendo assim, a cada nova informação são vinculados novos blocos, criptografados e que  permitem verificar todo o caminho do processo registrado, tornando a verificação dos dado mais confiável. Leia o artigo integral em T.Academia/Artigos/Whitepapers.

Acesse nossa rede

 

Pesquisa Nº 1

QUESTAO:

“Você já enfrentou situações nas quais você não foi respeitado? Se positiva. O desrespeito é mais usual em que ambiente de seus relacionamentos cotidianos?”.


Resultado:

SIM – 100%


ONDE?

60% - Sociedade em geral

100% - Ambiente de Trabalho

80% - Nos espaços públicos

50% - Pelo Estado

30% - Nas instituições de ensino


Quer conhecer mais detalhes da pesquisa? Acesse e baixe a 1ª edição da NomuseLocusMagazine.